A Ciência Jovem, segue com vagas abertas, até o dia 30 de abril, das pré-inscrições de projetos para a 29ª edição, que ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro, em local ainda a ser definido. O encontro é aberto à participação de escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades regulares, educação especial e EJA, das redes públicas e privadas. Estudantes e professores podem se cadastrar, até o dia 30 de abril, por meio do formulário on-line: https://encurtador.com.br/pFQ67
A Ciência Jovem é uma das mais antigas e representativas do país, o encontro científico anual realizado pelo Espaço Ciência, conta com 100 feiras e reúne centenas de projetos de todos os estados, além de alguns outros países.
Entre os participantes, Pernambuco lidera com 52 feiras inscritas, seguido da Bahia (6), Minas Gerais (6) e Rio Grande do Sul (6). Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Espírito Santo e Roraima contam com duas feiras inscritas cada.
O Distrito Federal e as outras unidades da federação contam com um representante cada. As estrangeiras somam seis inscritas, sendo duas do México e uma representante da Argentina, Porto Rico, Espanha e Paraguai.
A Feira pernambucana inclui seis categorias diferentes: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Fundamental 1); Divulgação Científica (Fundamental 2); Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio/Técnico); Desenvolvimento Tecnológico (Ensino Médio/Técnico com geração de um produto); Francis Dupuis (projetos Internacionais) e Educação Científica (relatos pedagógicos de educadores).
Pré-inscrições de projetos
A pré-inscrição consiste no envio de informações básicas do que será desenvolvido pelo grupo na 29ª Ciência Jovem. Não é uma etapa obrigatória, mas rende +1 ponto na nota do projeto para disputa final na categoria escolhida. O formulário para inscrições definitivas estará disponível a partir do mês de agosto.
Docentes também podem submeter projetos voltados para práticas pedagógicas em sala de aula. E caso a escola tenha vários projetos pré-inscritos, só poderá fazer inscrição definitiva de até dois projetos, em categorias diferentes.
Mais sobre a Ciência Jovem
Aberta a alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas Redes Públicas e Privada de Ensino, a Ciência Jovem tem como objetivo, não apenas revelar os talentos científicos individuais. Mas sobretudo fomentar a Educação Científica, com realização de pesquisas e projetos na escola – de forma integrada ao currículo acadêmico.