O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, nesta quinta-feira (17), que os "treineiros" poderão participar da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Eles só ficarão de fora da digital, conforme já previa o edital.
São candidatos que não terão terminado o ensino médio em dezembro de 2021, mas que querem testar seus conhecimentos e exercitar o processo de fazer a prova. Eles não podem usar os resultados para ingressar no ensino superior.
Segundo o jornal "O Globo", o Inep discutia internamente a possibilidade de excluir os "treineiros" da edição deste ano, para poupar custos. Nesta quinta-feira (17), a autarquia confirmou que eles serão, sim, aceitos.
Apenas resultados em datas diferentes
As data de inscrição (30 de junho a 14 de julho) e de aplicação do exame (21 e 28 de novembro) serão as mesmas para todos. A única diferença de calendário acontece na publicação dos resultados: os "treineiros" só terão acesso às próprias notas 60 dias depois dos candidatos convencionais.