noticias29 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Mundo

Comitiva presidencial sofre atentado armado na Colômbia

Carro de Gustavo Petro foi atacado com armas de fogo quando se dirigia à atividade na região fronteiriça com Venezuela

Publicada em 26/08/22 às 09:36h - 51 visualizações

Brasil de Fato


Compartilhe
Compartilhar a noticia Comitiva presidencial sofre atentado armado na Colômbia  Compartilhar a noticia Comitiva presidencial sofre atentado armado na Colômbia  Compartilhar a noticia Comitiva presidencial sofre atentado armado na Colômbia

Link da Notícia:

Comitiva presidencial sofre atentado armado na Colômbia
Presidente Gustavo Petro se deslocava pelo interior da Colômbia em agenda oficial, mas não foi ferido no ataque realizado na última quarta (24)  (Foto: Daniel Muñoz / AFP)

A comitiva presidencial de Gustavo Petro sofreu um atentado armado na última quarta-feira (24), afetando dois veículos oficiais. Petro se deslocava pela via que conecta Bucaramanga, capital do estado Santander, até a região El Tarra, Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

O gabinete presidencial afirmou ter encontrado uma falsa blitz na rodovia, na região de San Pablo, e ao atravessar o bloqueio iniciaram os disparos. Dois veículos não conseguiram avançar e outro teve o pneu furado pelos disparos. Um dos seguranças da Unidade Nacional de Proteção ficou retido, mas acabou sendo liberado. Apesar dos ataques, ninguém saiu ferido. 

O governo não informou quais eram as autoridades que acompanhavam Petro na viagem pelo interior do país. O Ministério de Defesa irá conduzir as investigações sobre o caso. 

"Isto é o que deve acabar no país. Sem mais violência. Ainda que somente coisas foram afetadas e se salvaram os seres humanos, o trabalho do governo seguirá empenhado em construir a paz", disse o presidente Petro.

A violência é um problema estrutural na Colômbia, país que vive 58 anos de conflito armado, centrado na disputa por território entre paramilitares, narcotráfico e grupos armados insurgentes. Durante a campanha eleitoral, tanto Petro como a atual vice-presidenta Francia Márquez realizaram comícios com proteção e colete a prova de balas, devido a ameaças de morte. 

:: Massacres e abusos policiais: quais as origens da violência na Colômbia? ::

Somente neste ano foram registradas 68 chacinas em todo o território colombiano, segundo o Instituto de Desenvolvimento da Paz (Indepaz). Uma das principais promessas do novo governo é implementar a "paz total" no país, levando adiante novas mesas de negociação com as guerrilhas ativas e criando planos de segurança para combater o paramilitarismo e o tráfico de drogas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 64947
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco