Uma bebê com cerca de 21 dias foi resgatada flutuando em uma caixa de madeira no rio Ganges, na Índia, informou nesta quinta-feira (17) a polícia local, que disse ter aberto uma investigação.
Segundo relato dos policiais, a pequena era abrigada dentro de uma caixa decorada com tecidos vermelhos e imagens de deuses hindus.
Além disso, havia a inscrição da data de nascimento, hora, horóscopo e nome da bebê: Ganga – a palavra em hindu para o rio sagrado.
A recém-nascida, que foi encontrada na semana passada por um barqueiro, está em segurança e recebe atendimento em um hospital da região. A equipe médica disse que ela apresenta um bom estado de saúde.
"É difícil determinar quanto tempo ela ficou flutuando no rio", disse o policial O. P. Singh à agência de notícias France Presse. "O barqueiro ouviu um choro que saía da caixa e encontrou a bebê."
As autoridades do estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, não falaram sobre as causas que podem ter levado a criança a ser abandonada.
No entanto, por conta da forte discriminação, o nascimento de uma menina em uma família pobre pode não ser algo bem aceito, já que é visto pela sociedade indiana como um "fardo econômico".
Segundo a rede britânica BBC, o aborto ilegal de fetos do sexo feminino e o abandono de recém nascidas é uma prática comum nas áreas mais rurais do país.
O governo regional já anunciou que irá arcar com os custos para a criação da pequena Ganga – e o barqueiro que a encontrou foi presenteado com uma casa "por seu exemplo de humanidade".