Na tarde desta quinta-feira (29), a instituição prestou contas de suas atividades para o Conselho Social. Os debates foram realizadas por docentes, discentes, pró-reitores, técnicos-administrativos, Governo do Estado, representantes de entidades, movimentos sociais, prefeituras, dentre outras representatividades. O encontro contou com a presença da Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o Vice-Reitor, Prof. José Roberto Cavalcanti.
A Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, apresentou os números em torno das unidades de educação, educação e saúde e escolas de aplicação. Destacou os avanços em diferentes ações, como a ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação, a inauguração e requalificação de novos espaços. Além dos projetos de extensão, ampliação da assistência hospitalar, homenagens, ampliação da assistência estudantil, dentre outras atividades desempenhadas pela comunidade acadêmica.
“Apesar dos desafios enfrentados, temos bons motivos para comemorar. O nosso objetivo é tornar a UPE cada vez mais comprometida com a sociedade pernambucana. Agradeço o desempenho de toda a equipe, isso foi fundamental para nos mantermos entre as melhores universidades do Brasil”, destacou a Reitora.
Durante a apresentação foram destacados, por exemplo, entrega de obras de infraestrutura, a exemplo das novas instalações da FOP, requalificação das unidades de educação e saúde, internacionalização, projetos de pesquisa e inovação, entre outros.
O Conselho Social é um colegiado superior consultivo, que se constitui como um espaço de interlocução da sociedade pernambucana em temáticas relativas ao desenvolvimento institucional da UPE e às suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e serviços prestados à população. A instância atua no acompanhamento da execução das normas institucionais, planos e metas da universidade, mobiliza a sociedade na defesa da instituição, voltada para a busca de soluções dos problemas regionais para o avanço do Estado.
O conselho é composto pela gestão da UPE, representantes do Governo do Estado, Prefeitos de municípios onde a instituição possui campi, representantes do Diretório Central dos Estudantes, Associação Docente da Universidade de Pernambuco e Sindicato dos Servidores da UPE, conselhos estaduais, de secretarias estaduais, de entidades estudantis nacionais e estaduais, de sindicatos, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, dentre outros setores da sociedade.