Nesta sexta-feira (03/05), a Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu comitiva do Consulado da República Argentina. A reunião teve como pauta o fortalecimento das relações internacionais da UPE com instituições argentinas, propostas para o ensino do espanhol e da cultura do país. A Cônsul Geral da República Argentina, Julieta Grande, destacou a importância das discussões e do início dos debates para ampliar as parcerias com a universidade.
“É um prazer estar nesta instituição, a qual estava ansiosa em conhecer e estruturar possibilidades de cooperação. O debate desenvolvido hoje abre possibilidades de cooperação para formação da comunidade acadêmica e difusão da língua e cultura da Argentina”, destacou Julieta Grande, Cônsul Geral da República Argentina.
A Cônsul destacou que em seu plano de trabalho existem quatro eixos de atuação, entre eles a educação. Por este motivo, compreende a necessidade de se aproximar da UPE para o desenvolvimento de ações que busquem cooperações entre as duas instituições. A visita também foi acompanhada por representantes da Asociación de Centros de Idiomas, Marcelo García e Fábio Tavares, presidente e coordenador geral, respectivamente. Durante a apresentação, destacaram os programas de ensino e cooperação internacional, desenvolvidas desde 2004, com possibilidades de efetivar intercâmbios tendo a Argentina como destino.
O Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, recebeu a comitiva e apresentou os principais projetos desenvolvidos pela Universidade de Pernambuco. “Somos uma instituição presente nas diferentes regiões do Estado de Pernambuco. Possuímos 17 unidades de ensino, 3 hospitais, curso de Letras, com ensino de Espanhol, nas unidades de educação em Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina, além do curso na modalidade a distância. Do mesmo modo, possuímos um Mestrado Profissional em Letras, que tem apresentado diversas propostas de ensino para a língua espanhola”, enfatizou.
O Diretor de Relações Internacionais, Prof. Igor Lapsky, apresentou os convênios da UPE com instituições argentinas, as linhas de projetos e as possibilidades de ampliação. Do mesmo modo, destacou-se a atuação do Programa de Línguas e Informática da UPE (PROLINFO), presente em diferentes cidades de Pernambuco. “Com a capilaridade da UPE temos a possibilidade de ampliar as ações voltadas para o ensino de línguas e atingir um número considerável de estudantes”, relatou.
A reunião foi finalizada com projeções de parcerias futuras, como a organização de eventos e publicações conjuntas entre a Universidade de Pernambuco, o Consulado da República Argentina e a Asociación de Centros de Idiomas.
Participaram da reunião o Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, a Cônsul Geral da República Argentina, Julieta Grande, o presidente e coordenador geral da Asociación de Centros de Idiomas, Marcelo García e Fábio Tavares, respectivamente, o Diretor de Relações Internacionais da UPE, Prof. Igor Lapsky, o Diretor de Comunicação da UPE, Prof. Carlos Moura, e a representante da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Governo do Estado de Pernambuco, Amanda Salvino.