A Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, nomeou os professores Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti e José Roberto de Souza Cavalcanti para exercerem os cargos de Reitora e Vice-Reitor, respectivamente, da Universidade de Pernambuco (UPE) no quadriênio 2023-2026. A decisão foi tomada considerando a Resolução nº 056/2022, expedida pelo Conselho Universitário da instituição, e publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (03).
Sobre a Reitoria
Órgão maior da administração da UPE, a Reitoria coordena as atividades da instituição. Instalada no Recife, junto aos diferentes órgãos que compõem a administração universitária, é responsável pelo planejamento, execução e fiscalização das ações da Instituição de Ensino Superior. Nas instalações funciona o gabinete da Reitora, as Pró-Reitorias, os Colegiados Superiores (CONSUN e CEPE), os órgãos de apoio, Procuradoria Jurídica (PROJUR) e Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação (NCTI), os órgãos suplementares, Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) e a Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE).
A Universidade de Pernambuco possui mais de 22.600 estudantes de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de 1.969 discentes da Educação Básica, atendidos nos Colégios de Aplicação localizados no Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina. A universidade também conta com mais de 11.800 matriculados em programas especiais, como PROLINFO, PREVUPE e PARFOR. Para 2023 serão ofertados 59 cursos de graduação presencial e cinco na modalidade de Educação a Distância. Em relação aos Programas de Pós-graduação, a UPE possui 24 mestrados e 09 doutorados, localizados na Região Metropolitana do Recife e cidades do interior do Estado.
A estrutura da universidade é mantida por 5.766 servidores, entre docentes e técnicos, que atendem as unidades de educação e educação e saúde, localizadas em todas as regiões de Pernambuco. A população também conta com os serviços do Complexo Hospitalar, constituído pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) e o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE).