Em comemoração aos seus 15 anos de atividade, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Pernambuco (NEAD/UPE) vai realizar, nos dias 23 e 24 de novembro, um encontro para discutir as mediações que permitem a aprendizagem colaborativa na era digital.
A I Semana de Educação a Distância (SEAD) está com inscrições abertas até o dia 23 através do site
https://www.even3.com.br/ISEADUPE. O evento é gratuito e acontecerá de forma remota, por meio de plataforma de videoconferência, reunindo todos os participantes.
O objetivo é promover reflexões, apresentar novas ideias e discutir resultados sobre o desenvolvimento, avaliação e experiências dos cursos, projetos e atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem da modalidade de educação a distância.
A pandemia de Covid-19 acelerou o uso de tecnologias da informação e da comunicação pelas instituições de ensino superior. As aulas virtuais trazem um duplo desafio: a conectividade e a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade social.
A programação do evento está dividida em quatros eixos temáticos: Metodologias Ativas; Ensino Remoto, Híbrido e Educação a Distância; Processo de Ensino e Aprendizagem; e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
O NEAD/UPE atua em 16 polos da Universidade de Pernambuco espalhados pelo estado, oferecendo oportunidades em Administração Pública, Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia, com um total de 2.368 alunos.
Os cursos nessa modalidade são oferecidos pela UPE desde 2006. A previsão é de que cerca de 900 alunos concluam suas graduações e especializações entre 2021/2022. O número subirá para cerca de 1,5 mil entre 2024/2025.