A Academia Pernambucana de Ciências (APC) empossou 38 novos integrantes entre ingressados nos anos de 2020 e 2021, honorários e benemérito. O único integrante da última categoria é o reitor da Universidade de Pernambuco Pedro Falcão, eleito por unanimidade em votação ocorrida no dia 25 de março.
A solenidade foi realizada na tarde de quarta-feira (20) na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vestindo a pelerine (pequena capa que cobre os ombros), Pedro Falcão recebeu o diploma e medalha das mãos da vice-reitora da UPE Socorro Cavalcanti.
Acadêmica desde 2019 e ocupante da cadeira número 70, ela foi a madrinha do novo integrante da instituição fundada em 1978. O presidente da APC, José Aleixo, e do reitor da UFPE, Alfredo Gomes também participaram da entrega.
Outros professores da UPE também tomaram posse como acadêmicos da APC: Fernando Buarque (Escola Politécnica de Pernambuco - Poli), cadeira 87 e Leyla Beltrão (Faculdade de Ciências Médicas - FCM), cadeira 44. Ingressaram como sócios efetivos do ano de 2020.
Os ex-reitores da UPE Carlos Calado (cadeira 29 - 2011) e Emanuel Dias (cadeira 56 - 2018) também integram a APC, que foi fundada com o objetivo de promover o conhecimento humano.
Na terça-feira (19), uma solenidade no prédio da reitoria da UPE marcou a inauguração da nova sede da APC, que funciona agora em uma sala cedida em regime de comodato pela universidade.