Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a participação de 11 escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio de Nazaré da Mata, o Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE) conclui na quinta-feira (8), no Dia Nacional da Ciência, a sua I Feira de Ciências e Tecnologia. Haverá a apresentação de trabalhos de 38 estudantes, dois deles utilizando a língua brasileira de sinais (Libras).
Na programação do encerramento da feira constam palestras sobre alfabetização científica e tecnologia nas escolas, exibição dos trabalhos inscritos em salas do Google Meet, apresentação do Conservatório Pernambucano de Música e premiação dos vencedores.
O tema da feira nesta sua primeira edição é “Ciência em Si, Ciência Aqui, Ciência e Tecnologia em Nazaré da Mata”. Totalmente gratuito, o evento teve atividades realizadas desde o mês de abril para estudantes do município (minicursos, oficinas e rodas de diálogo) e palestras abertas ao público transmitidas pelo canal do YouTube do Campus Mata Norte da UPE.
A I Feira de Ciências e Tecnologia da UPE Campus Mata Norte é filiada à 27ª Ciência Jovem, uma das mais antigas e maiores Feiras de Ciências do Brasil, realizada pelo Espaço Ciência.
Em parceria com a Gerência Regional de Ensino da Mata Norte, Secretaria de Educação de Nazaré da Mata e o Espaço Ciência, a ação da UPE visa a popularização da ciência e melhoria dos ensinos Fundamental e Médio.
As equipes das escolas inscritas submeteram projetos nas seguintes categorias: Ensino Fundamental anos iniciais, Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio. Haverá ainda premiação nas categorias Meninas na Ciência e Voto Popular.
Mais detalhes sobre a I Feira de Ciências e Tecnologia da UPE Campus Mata Norte podem ser obtidos no perfil oficial no Instagram:
@upefct2021.