Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e consolidação do futebol feminino no Nordeste, a primeira edição da Copa Maria Bonita chega para reunir equipes nordestinas e do exterior. Com início em outubro, o torneio vai invadir o cenário futebolístico dentro e fora dos gramados, inclusive, com cobertura da grande imprensa. O Esportes DP esteve presente na cerimônia de lançamento, nesta quinta-feira (25), na sede da Federação Pernambucana de Futebol.
Apoiada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Pela Conmebol e pela FPF, a Copa Maria Bonita terá na disputa seis equipes do Nordeste e duas internacionais, divididas em dois grupos de quatro, com sistema de semifinal e final. Os dois melhores colocados avançam à segunda fase.
Ao todo, seis times foram pela comissão organizadora. Além de Náutico e Sport (únicos mandantes), Bahia, Ceará, CRB e Botafogo-PB também estão na disputa. Os clubes internacionais serão divulgados posteriormente.
"A Copa Maria Bonita é uma competição que não envolve apenas futebol dentro de campo. A essência é a valorização do espaço para a mulher e criar movimento em torno do futebol feminino nordestino, buscando troca de conhecimento", disse Gustavo Sampaio, diretor de competições da FPF.
Estiveram presnente na ocasião: Silvia Paiva (diretora da diretoria da mulher do Náutico), Dênis Perucci (diretor comercial da FPF), Gustavo Sampaio (diretor de competições da FPF), Jorge Junior (diretor de competições amadoras da FPF), Nira Ricardo (diretora do Sport) e Yane Marques (secretária de esportes de Recife).
Para Denis Perucci, Diretor Comercial da FPF e um dos idealizadores do projeto, a Copa Maria Bonita chega com um grande potencial de se tornar uma competição permanente para o futebol feminino e de oportunidades. “Uma grande injustiça histórica e cultural foi cometida com as mulheres, que durante muito tempo foram escanteadas do futebol. As coisas mudaram, e agora precisamos reparar esse erro. A Copa Maria Bonita tem o propósito de contribuir para o crescimento do futebol feminino no Nordeste”, disse Denis.
Como será disputada:
Grupo A: um time internacional e três do Nordeste
Grupo B: um time internacional e três do Nordeste
Semifinais: os dois melhores de cada chave
Final: quem passar nas semis