O Festival Recifense de Literatura A Letra e a Voz volta chega a sua 19ª edição nesta sexta-feira (26). A programação, que conta com mesas de debate, saraus, batalhas de rima e shows, ocupa a área central da capital até o domingo (28).
O "coração" da programação é a Avenida Rio Branco, onde acontecem a maior parte das atividades, todas gratuitas.
O tema desta edição é Diásporas, recordando a vocação portuária e como isso influenciou a história e a literatura recifenses, além das trocas com outros países por conta dessa geografia. Entre os convidados, estão Maria Valéria Rezende, Luna Vitrolira, Ester Liu, Renna Costa e Yakecan Potyguara.
As atrações musicais possuem curadoria do poeta, escritor e editor Fred Caju e da professora em literatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Renata Pimentel.
O destaque da programação do festival também vai para as batalhas de rima, manifestação da cultura hip hop onde dois poetas se desafiam improvisando letras sobre alguma temática.
Na 19ª edição, as batalhas de rima vão homenagear dois importantes poetas da periferia recifense que faleceram em 2022, Japa Rua e Miró da Muribeca. O festival também homenageia a escritora e pesquisadora de cultura popular Inaldete Pinheiro.
Dezessete livreiros entre sebos e editoras independentes integram a programação com lançamentos de títulos e promoções de vendas.
No domingo (28), às 15h, o núcleo literário do festival inaugura a 20ª estátua do Circuito da Poesia do Recife, em homenagem ao livreiro Tarcísio Pereira, da Livraria Livro 7, importante espaço para a literatura recifense.
Assinada pelo artista Demétrio Albuquerque, a estátua ficará na Rua Sete de Setembro, na esquina com a Avenida Conde da Boa Vista, perto de onde funcionou, entre os anos 1970 e 2000 a Livro 7.
Confira a programação:
Sexta-feira (26)
10h - Recital da poeta Anaíra Mahin, ao lado da estátua de Janice Japiassu, na Rua do Príncipe, em frente à Universidade Católica.
19h - Mesa: Diásporas amefricanas: “este corpo carrega a realidade”, com Inaldete Pinheiro de Andrade, Yakecan Potyguara e mediação: Odailta Alves, na Avenida Rio Branco.
Sábado (27)
14h - Contação de História, com Kemla Baptista, na Avenida Rio Branco
14h - Recital Viva Miró, com Aline Souza, Graça Nascimento, Pollyanne Carlos, Priscila Ferraz, Philippe Wollney, Tacio Russo, no Mercado da Boa Vista
16h - Mesa: Literatura é matéria orgânica, com Joy Thamyres, Geisiara Lima e mediação de Jaqueline Fraga, na Avenida Rio Branco
19h - Mesa: Oralituras: palavra, música e performance, com Renna Costa, Jéssica Caitano e mediação de Taynã Olimpia na Avenida Rio Branco
21h - Show: Arrastão de frevo com Orquestra 100% mulher, na Avenida Rio Branco
Domingo (28)
10h - Contação de História, com Roma Júlia, na Avenida Rio Brando
15h - Inauguração da estátua de Tarcísio Pereira, com recital de Rafael Setestrelo, na Rua Sete de Setembro, próximo à Avenida Conde da Boa Vista
16h - Mesa: "Como fabular o mundo que se quer?", com Maria V Resende e Ezter Liu, na Avenida Rio Branco
19h - Batalha: Lutas Cervantinas, com Adelaide, Arthur Novais Alves Carneiro, Daniele Alexandrina da Costa (Bruxa), Matheus Henrique Lucena de Araújo e José Matheus Ferreira dos Santos (Teteu Batatinha). Evento na Avenida Rio Branco.
20h30 - Show: Coco de Mulheres, na Avenida Rio Branco
Festa do Livro Miguel de Cervantes:
De sexta (26) a domingo (28), na Avenida Rio Branco, com 17 livreiros, sebos e editoras independentes
Serviço:
Festival a Letra e a Voz
De sexta (26) a domingo (28), com entrada gratuita
Programação na Avenida Rio Branco e mercados do Centro do Recife