Grupo recifense fundado há dois anos, o Bote de Teatro promove a 1ª edição da Mostra Bota Tudo, que acontece virtualmente nas redes sociais da companhia, nesta segunda-feira (28). As atividades do evento, que envolve podcasts e documentários, se dividem em diferentes plataformas multimídias, como
Spotify,
YouTube e Instagram (
@botedeteatro).
O grupo pernambucano é composto por quatro atores do Recife: Cardo Ferraz, Daniel Barros, Inês Maia e Pedro Toscano. O evento virtual vai contar com lançamentos de diferentes produtos, como a 2ª temporada do podcast Bote-Salva-Vidas, junto com o relançamento da 1ª temporada, o Doc Salto e o Coma Stories.
Com a pandemia, o teatro também se reinventou em formato híbrido, mas talvez até mais do que outras artes. “O Bota Tudo, por exemplo, é uma maneira de encontrar formas de evidenciar o nosso trabalho de maneira remota. É uma vivência importante para conhecer os caminhos da tecnologia e suas ferramentas”, destaca a atriz Inês Maia.
O Bote de Teatro fica no Centro do Recife, ocupando o Edf. Texas, casarão do século passado situado no Pátio de Santa Cruz, bairro da Boa Vista.
Confira a programação do Festival Bota Tudo
"Bote-Salva-Vidas"
O podcast Bote-Salva-Vidas é um programa que traz artistas de Pernambuco convidados pelo próprio grupo recifense para conversas sobre modos de sobrevivência no teatro. Para a 2ª temporada, com incentivo do Edital de Fruição da Lei Aldir Blanc de Pernambuco, o interior do estado é destaque, com a presença de Durval Cristóvão (Canal Tapacurá), Fábio Pascoal (FETEAG), Caroline Arcoverde (Teatro de Retalhos) e Odília Nunes.
A 1ª temporada, aprovada no Edital #CulturaemRedeSescPE, foi marcada pelas participações de artistas e pesquisadoras, como Anamaria Sobral, Pedro Wagner (Grupo recifense Magiluth), Flavia Pinheiro e Aslan Cabral (Igreja Universsauria), que discutiram o fazer artístico e o agrupamento.
"Salto"
Obra de estreia do grupo que foi exibida no mês de março deste ano no Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Recife (Recifest). Livremente inspirado em Os Saltimbancos, numa versão cyberfuturista, quatro personagens partem em busca de uma utopia. Para o filme teatral, o Bote de Teatro convidou a cantora e atriz Una Martins para se juntar ao elenco. O espetáculo também foi contemplado pela LAB PE e pelo Prêmio Funarte Festival de Teatro Virtual, sendo uma das cinco selecionadas do Nordeste. A segunda temporada acontece nos dias 03, 04, 10 e 11 de julho, e a bilheteria vai ser aberta durante a Mostra Bota Tudo.
"Doc Salto"
O documentário faz parte do processo de criação do espetáculo Salto, sendo possível ver os trancos e barrancos da montagem de uma peça em meio a uma pandemia. O Doc Salto convida a performer e dramaturga paulista Carolina Bianchi, que orienta a pesquisa dramatúrgica do espetáculo e a partir daí elabora a narrativa com os bastidores da gravação de Salto.
"Coma Stories"
É uma apresentação no Instagram da ramificação de sua primeira dramaturgia e do próximo espetáculo, Coma. O jogo de exposição e redes sociais é utilizado para contar fragmentos da peça. Após o experimento, Coma Stories será publicada, na íntegra, no perfil do Bote de Teatro. O projeto também conta com financiamento do Edital de Fruição da Lei Aldir Blanc de Pernambuco e tem as participações de Tanit Rodrigues e Carlos Lima no elenco, além da direção de Luiz Manuel.
SERVIÇO:
Primeira Mostra Bota Tudo
Quando: Segunda-feira (28)