Lançado em 2012, com apoio do Funcultural, o romance histórico O general das massas ganha uma nova versão online disponível para o público a partir desta terça-feira (22). Desta vez o texto do jornalista e escritor recifense Paulo Santos de Oliveira ganha o auxílio das ilustrações do pintor ipojucano José Cláudio da Silva. A obra, premiada como melhor do ano pela Academia Pernambucana de Letras em 2012, narra as epopeias políticas, militares e amorosas de José de Inácio Abreu e Lima, que deu nome ao município pernambucano e participou das guerras de independência da américa espanhola ao lado de Simón Bolívar.
Com narrativa em primeira pessoa, Abreu e Lima descreve suas aventuras, a partir da fuga de uma prisão portuguesa, na Bahia, após ter sido obrigado a assistir ao fuzilamento do próprio pai, o Padre Roma, primeiro mártir da Revolução Pernambucana de 1817. Exilado na Venezuela, o então jovem capitão tornou-se membro do estado-maior do exército de Simón Bolívar e participou intensamente da guerra de independência e do processo de implantação de regimes republicanos numa região vastíssima, que compreende seis dos atuais países sul-americanos.
De volta ao Brasil, ele continua a lutar pelos seus ideais progressistas, tendo amargado prisão em Fernando de Noronha pela sua participação como um dos “cabeças” da Revolução Praieira, em Pernambuco, no ano de 1848, E depois de morto foi obrigado ao exílio, novamente: por defender a liberdade religiosa, o bispo Cardoso Ayres proibiu seu enterro em campo santo católico, e seu corpo repousa até hoje no Cemitério dos Ingleses.
“Espero que este trabalho ajude a divulgar as fantásticas histórias de Abreu e Bolívar”, diz o autor Paulo Santos, “pois, além de extremamente aventurosas e românticas, ajudam-nos a entender a formação política e as consequentes mazelas da nossa América Latina”.
O website ogeneraldasmassas.art.br trará uma versão condensada da obra, com apresentações de Maurício Rands, Caesar Sobreira e Beatriz Arcoverde. Quem se interessar pelo livro completo, poderá adquirir através de link disponibilizado no site. O design é de Célia Menezes, a produção de Beatriz Arcoverde. O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Pernambuco.
SERVIÇO:
Lançamento da versão digital de ‘O general das massas’
Quando: Nesta terça-feira (22)
Onde: pelo site ogeneraldasmassas.art.br