Na última sexta-feira (23), a Universidade de Pernambuco (UPE) realizou visita às futuras instalações do Tecnológico e Criativo (PoloTec), que funcionará no antigo prédio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a atividade teve o objetivo de projetar ações que serão desenvolvidas na instituição, a partir da ocupação de startups, com objetivo de acomodar projetos de docentes e discentes da UPE. Os representantes debateram sobre a elaboração de um plano de trabalho, a ser desenvolvido nos próximos dois anos.
“As parcerias institucionais são fundamentais para o avanço da ciência e tecnologia em Pernambuco. O PoloTec vai colaborar para o desenvolvimento de projetos que podem contribuir com o avanço científico e econômico do Estado”, enfatizou o Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UPE.
Durante a reunião, também se estabeleceu a participação da UFPE na Jornada de Inovação da UPE, como parte da parceria e troca de experiências entre as duas instituições. O evento será fundamental para os debates em torno da formação empreendedora desenvolvida nos projetos acadêmicos das instituições.
Além do Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, participaram da visita, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Prof. Pedro Carelli, a Coordenadora do PoloTec, Profa. Simone Almeida, a Gerente de Parcerias da Agência de Pesquisa e Inovação da UPE, Profa. Daniela Guedes, o Gerente de Inovação da UPE, Prof. Ademir Nascimento, o Diretor de Inovação da UFPE, Prof. Roberto Guerra, e o docente da Escola Politécnica da UPE, Prof. Paulo Hugo Espírito Santo, que coordena um dos ambientes de inovação na UPE.