noticias198 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Cidade

Volta às aulas presenciais: como será o 2º semestre nas escolas do Recife

Nas escolas municipais, onde o primeiro semestre foi realizado inteiramente pela internet, com os alunos em casa, as atividades presenciais serão retomadas de forma gradual, a partir de quinta (22).

Publicada em 21/07/21 às 19:16h - 63 visualizações

Portal G1


Compartilhe
Compartilhar a noticia Volta às aulas presenciais: como será o 2º semestre nas escolas do Recife  Compartilhar a noticia Volta às aulas presenciais: como será o 2º semestre nas escolas do Recife  Compartilhar a noticia Volta às aulas presenciais: como será o 2º semestre nas escolas do Recife

Link da Notícia:

Volta às aulas presenciais: como será o 2º semestre nas escolas do Recife
 (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
As aulas presenciais serão retomadas nas escolas públicas do Recife na quinta-feira (22), com o início do segundo semestre do ano letivo. As atividades vão funcionar de forma híbrida e com rodízio de estudantes em atividade presencial, oferecendo aos alunos a possibilidade de fazer os estudos pela internet, por conta da pandemia da Covid-19.

Nas escolas municipais da capital pernambucana, onde o primeiro semestre foi realizado inteiramente pela internet, com os alunos em casa, as atividades presenciais serão retomadas de forma gradual, a partir de quinta (22). As aulas online continuam.

Na rede estadual de ensino no Recife, que no primeiro semestre já tinha aulas no esquema híbrido, as atividades também serão retomadas na quinta (22). Nas escolas particulares, que também já tinham adotado o esquema de aulas presenciais e online, o retorno das aulas está programado para o dia 2 de agosto.

Confira, abaixo, os detalhes sobre a volta às aulas para alunos dos ensinos médio, fundamental e infantil:

Ensino médio

As escolas da rede estadual no Recife vão iniciar o segundo semestre na quinta (22), com a retomada das aulas no esquema híbrido, assim como no primeiro semestre, com atividades presenciais e por videoconferência para o ensino médio. A modalidade foi retomada em abril, de forma escalonada, após liberação do governo do estado. As aulas remotas acontecem pela plataforma Educa-PE.

Segundo a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, o ensino híbrido continua sendo organizado por cada escola, de acordo com seu esquema pedagógico e de segurança. Para os que escolherem retornar presencialmente, serão adotados protocolos de segurança contra a Covid.

O estudante que estiver com qualquer sintoma de gripe deve ficar em casa. As unidades de ensino também irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes e disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores. O distanciamento exigido nas escolas estaduais é de um metro nas aulas e de um metro e meio no refeitório.

Nas escolas da rede particular, que também já tinham adotado a forma híbrida no primeiro semestre, as aulas do segundo semestre voltam no dia 2 de agosto, de acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco.

As escolas particulares devem seguir os mesmos protocolos de antes, com os estudantes e os responsáveis decidindo sobre o retorno presencial ou não. Segundo o sindicato, a única diferença é que a exigência de distanciamento físico foi modificada de um metro e meio para um metro, o que possibilita um número maior de alunos em sala da aula.

Ensino fundamental

As aulas presenciais para alunos do ensino fundamental nas escolas municipais do Recife vão começar com as turmas dos 8º e 9º anos, na quinta (22). No primeiro semestre, as aulas para estes estudantes ocorreram exclusivamente pela internet.

Na terça-feira (27), serão retomadas as aulas nas turmas do 4º, 5º, 6º e 7º anos. Já no dia 3 de agosto, ocorre o retorno para os estudantes do 1º, 2º e 3º anos (anos iniciais).

Foi criado um protocolo com orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção e prevenção. O distanciamento exigido nas escolas municipais nesta nova fase, por exemplo, será de um metro e meio.

Na rede estadual no Recife, as aulas do segundo semestre dos alunos do ensino fundamental iniciarão todas na quinta (22). Assim como no semestre anterior, o ensino continua sendo híbrido, com parte da turma tendo aulas por videoconferência, em casa, e parte dos estudantes acompanhando presencialmente.

O rodízio, caso necessário, continua sendo organizado por cada escola, de acordo com seu esquema pedagógico e de segurança. O estudante que estiver com qualquer sintoma de gripe ou de Covid deve ficar em casa.

Para os que escolherem retornar presencialmente, serão adotados protocolos de segurança contra a Covid.

As unidades de ensino também irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes e disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores. O distanciamento exigido nas escolas estaduais é de um metro nas aulas e de um metro e meio no refeitório.

Nas escolas da rede particular, que também já tinham retomado as aulas presenciais no primeiro semestre, as aulas do segundo semestre voltam no dia 2 de agosto, segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco.

As escolas particulares estão autorizadas a retornar da mesma forma que estavam no primeiro semestre: seguindo os protocolos e com ensino híbrido, com os estudantes e os responsáveis decidindo sobre o retorno às salas de aula de forma presencial.

A única diferença, de acordo com o sindicato, é que o distanciamento físico foi modificado de um metro e meio para um metro, o que possibilita um número maior de alunos em sala da aula.

Ensino infantil

Nas escolas municipais do Recife, as atividades para a educação infantil, que também eram realizadas exclusivamente online, serão retomadas presencialmente no dia 3 de agosto, contemplando os estudantes de creche e pré-escola.

Também caberá a cada unidade de ensino decidir se há necessidade de rodízio entre os alunos. Foi criado um protocolo com orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção e prevenção. O distanciamento exigido nas escolas municipais nesta nova fase, por exemplo, será de um metro e meio.

Nas escolas estaduais, as atividades presenciais para esse grupo serão retomadas na quinta-feira (22). Assim como no primeiro semestre, cabe a cada unidade de ensino decidir se será necessária a realização de rodízio entre aulas presenciais e online.

Os protocolos de segurança contra a Covid-19 também continuam os mesmos. O estudante que estiver com qualquer sintoma de gripe ou de Covid deve ficar em casa.

As unidades de ensino também irão aferir a temperatura corporal dos estudantes e disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores. O distanciamento exigido nas escolas estaduais é de um metro nas aulas e de um metro e meio no refeitório.

Nas escolas da rede particular, que também já tinham retomado as aulas presenciais no primeiro semestre, as aulas do segundo semestre voltam no dia 2 de agosto, segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco.

As escolas particulares estão autorizadas a retornar da mesma forma que estavam no primeiro semestre: seguindo os protocolos e com ensino híbrido, com os estudantes e os responsáveis decidindo sobre o retorno de forma presencial.

A única diferença, de acordo com o sindicato, é que o distanciamento físico foi modificado de um metro e meio para um metro, o que possibilita um número maior de alunos em sala da aula.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 64925
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco