A campanha em prol da saúde do bebê Enzo Rocha, que vive no Cabo de Santo Agostinho e foi diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal - AME tipo 1, doença rara tratada até os dois anos de idade com o medicamento Zolgensma, que custa R$ 9,2 milhões, recebeu o apoio do deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Ele visitou a criança no domingo (11) acompanhado da Secretária Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Edna Gomes, também filiada ao PP.
O deputado tem trabalhado para a disponibilização do remédio em questão através do Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu fiz questão de vir aqui para conhecer esse garoto lindo e tentar ajudar. Infelizmente,%u202Fessa é uma realidade de muitas famílias que lutam na justiça para conseguir esse medicamento, na maioria das vezes, sem êxito. É muito importante avançar na pauta da quebra de patentes de medicações e mobilizar todo o Congresso Nacional para que esse remédio seja disponibilizado pelo SUS, de forma gratuita. Só assim,%u202Fvamos poder garantir um futuro melhor para Enzo e tantas crianças”, disse Eduardo.
Através de projeto, o teste do pezinho foi ampliado e passa a diagnosticar AME e outras 52 doenças mais rapidamente, fornecendo o diagnóstico desde o nascimento, diferentemente de Enzo, que só teve a doença identificada aos dois meses e corre para conseguir ajuda através de campanha solidária. Quem quiser contribuir%u202F pode acessar o Instagram @ame.enzo, doar para a vaquinha virtual ou realizar a transferência via PIX 81 988344690.