Nesta segunda-feira (5) o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) encaminhou um ofício ao secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, solicitando que o estado dê urgência e prioridade à vacinação dos trabalhadores do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA-PE) contra a Covid-19.
De acordo com o documento, “Por dia, movimentam-se pelo CEASA 13 mil veículos e 65 mil pessoas, gerando emprego para 1.330 permissionários fixos, 350 não fixos e 46 mil diretos e indiretos. Por dia, movimentam-se pelo CEASA 13 mil veículos e 65 mil pessoas, gerando emprego para 1.330 permissionários fixos, 350 não fixos e 46 mil diretos e indiretos”.
Além do destaque dado à importância da CEASA, o ofício também fala sobre os riscos corridos pelos funcionários que trabalham no local ao permanecerem sem a imunização. “A estes profissionais não foi possível a adaptação do trabalho remoto, em casa. Eles continuaram expostos no transporte público e em seus locais de trabalho, reconhecidamente locais de aglomeração, mesmo com todas as medidas sanitárias e de controle, dia após dias, há mais de um ano”.
O texto ressalta que, com o avanço da vacinação, parte dos profissionais mais velhos já deve ter sido imunizada, “porém muitos são jovens que aguardariam ainda um tempo considerável para iniciar o ciclo de vacinação e não temos este tempo”.
Em resposta ao Diario, a SES-PE informou que a definição de grupos prioritários está a cargo do Ministério da Saúde, mas que a partir de agora, com a maior oferta de doses, a vacinação deverá ocorrer por idade e não mais por classe profissional ou outros tipos de grupos.